Danças da Paz Universal e Danças Circulares Sagradas – Um experiência anímica de pertencimento, integridade e autoconfiança
Resumo da palestra proferida no Congresso “Creatividad: Una mirada polinizadora” que aconteceu na Universidade de Barcelona, em julho de 2019.
Patrícia Tolentino, São Paulo, Brasil
Temática: Arte e Cultura
RESUMO
“Todo ser humano tem o desejo intrínseco e natural de amar e ser amado, de pertencer a algum “núcleo” que lhe traga experiências afetivas positivas.”
Este relato tem por objetivo compartilhar os mais de 22 anos de trabalho com as Danças da Paz Universal e as Danças Circulares Sagradas, testemunhando experiências significativas e transformadoras de pertencimento, integridade e autoconfiança.
As Danças da Paz Universal e as Danças Circulares Sagradas surgiram em diferentes locais do mundo (Estados Unidos e Escócia) na mesma época, década de 70, e tem como foco principal promover o encontro de pessoas, possibilitar a vivência de paz, igualdade, respeito às diferenças sociais, culturais, religiosas e etc. Através de movimentos simples, em círculos de mãos dadas, com músicas de todas as partes do mundo, honrando desde a relação com a natureza, equinócios, colheitas, até relações e acontecimentos rituais das comunidades como festejos e casamentos; danças de trabalho e danças meditativas.
O pressuposto metodológico utilizado é teórico-prático, onde o contexto de cada dança, bem como música/letra/significado são compartilhados, seguido do ensino dos movimentos. O diferencial exponencial da “aplicação” das Danças é a adaptabilidade.
A atividade pode ser realizada em diferentes tipos de ambiente, número de pessoas, faixa etária, pessoas portadoras de deficiências etc, portanto é aplicável e recomendável em qualquer circunstância que se deseje promover a paz, encontros, contatos….
Educadora e apaixonada por processos de desenvolvimento de pessoas, formais e informais, desenvolvo as Danças em grupo regular semanal desde 1997 em São Paulo, Brasil, assim como em diversos estados e outros países do mundo.
Além do grupo regular, tenho especial interesse na diversidade e minha prática têm se dado no âmbito empresarial, social, educacional e de saúde, utilizando as danças como ferramenta em diferentes abordagens e com diversas metodologias, em conjunto ou não com outros contextos mais amplos, como complemento fundamental para a sutilização e maior eficácia de resultados seja na assimilação de conteúdos, seja no envolvimento com processos e procedimentos.
Os resultados da prática das Danças despertam mais segurança, autoestima, inteireza e centramento, auxiliando significativamente a amplitude de percepção e atuação no mundo. Uma experiência com as Danças valem mais que mil palavras.
PALAVRAS-CHAVE: Danças da Paz Universal; Danças Circulares Sagradas; Pertencimento.
Saiba mais sobre o Congresso em Barcelona
Deixe seu comentário: