Integridade adulta – Cuidar com amor das nossas crenças emocionais na primeira infância

Resumo da palestra proferida no Congresso “Creatividad: Una mirada polinizadora” que aconteceu na Universidade de Barcelona, em julho de 2019.

Patrícia Tolentino
Escola de Educação Infantil Casa da Vovó, São Paulo, Brasil

Temática: Arte e Cultura, Educação e Saúde

Filha e neta de educadoras, há mais de 70 anos minha avó, minha mãe, e eu dedicamos nossas vidas a abrir e trilhar caminhos que levem à integridade adulta cuidando especialmente das vivências e processos de construção de crenças emocionais das crianças na primeira infância. Este é o foco da Casa da Vovó, fundada em 1977 em São Paulo, Brasil.

Esta comunicação tem por objetivo compartilhar a experiência de mais de 30 anos nesta instituição, que desenvolve através de metodologia própria, atividades com crianças de zero a seis anos, em período integral, durante todo o ano, sem interrupções. A metodologia, criada para o desenvolvimento sócio emocional cognitivo das crianças, tem como principal pressuposto a transdisciplinaridade, o desenvolvimento físico-neuro-emocional de cada criança, e a diversidade de experiências oferecidas.

A ferramenta mais importante é o afeto e a ampla percepção da necessidade/potencialidade de cada criança. As ações e práticas pedagógicas são baseadas em histórias e contos de fadas, que servem como pano de fundo para todas as atividades realizadas na casa: físicas, cognitivas, artísticas, emocionais, alimentação, sono e etc.

Os espaços são dedicados a cada tipo de atividade e as crianças, assim como em suas casas, mudam de espaço conforme a atividade realizada com seu grupo, reunidos por maturidade emocional. O símbolo da casa é um arco íris e as crianças desde bebês (turma vermelha) até os seis anos (turma lilás), vão caminhando pelas cores, revivendo cada ano com mais profundidade e maturidade as emoções de cada história. Atividades como hora do canto, psicodrama, cuidar da comida, casinha, hora do descanso, yoga, jogos cooperativos/brincadeiras rítmicas, acantonamentos no sitio fazem parte do cotidiano da casa.

Parte fundamental do processo é o forte vínculo dos educadores e colaboradores e a parceria estreita com os pais. Os resultados da prática pedagógica desenvolvida pela Casa da Vovó apontam para adultos íntegros, felizes, confiantes e autoresponsáveis, mensurados através de avaliações e feedbacks das escolas subsequentes, e do acompanhamento dos alunos até a idade adulta. O acolhimento dos filhos dos filhos de nossas crianças na Casa é o sinal sensível de reconhecimento do nosso trabalho e inspiração para continuarmos a fazer diferença para um mundo melhor.

PALAVRAS-CHAVE: Educação; Primeira Infância; Integridade.

 

Saiba mais sobre o Congresso em Barcelona

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code

Contato

Patrícia Tolentino

(11) 3064-6980

(11) 9 9341-2339 (WhatsApp / TIM)

Email

Siga-nos

Siga-nos

Copyright © 2018 Danças Circulares - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio