Levando a Barcelona minha experiência com Educação e Danças Circulares

 

A Universidade de Barcelona cediou o VII Congreso Internacional en Creatividad ASOCREA, junto ao IX Fórum Internacional de Escuelas Creativas RIEC e o II Seminario de Resiliencia AIRE, nos dias 03 a 05 de julho de 2019.

Dedico-me ao estudo e à transmissão das Danças Circulares e Danças da Paz Universal desde 1996 e neste ano fui convidada e apresentar esta trajetória no Congresso de Educação e Criatividade na Universidade de Barcelona. O principal propósito do congresso é compartilhar experiências inovadoras e criativas nos diferentes âmbitos da atuação e relação humana, especialmente educação, ecoformação  e saúde.

Várias áreas temáticas foram contempladas, como arte e cultura, comunicação, novas tecnologias e resiliência com  trabalhos apresentados, considerando a íntima interconexão com os eixos principais e no sentido de fazer saber o que tem sido feito em diversos países e criar mais ações que tenham interfaces com estas áreas.

O Congresso contou ainda com uma diversidade de formas para oportunizar as trocas de experiências e saberes. Tivemos palestras com grandes nomes da área, com ampla atuação em alguns países, apresentações de trabalhos relevantes, lançamento de livros, oficinas práticas, rodas de conversa e mercado de experiências.

O símbolo e analogia do Congresso é de uma colmeia, com abelhas polinizadoras. “Creatividad: Una mirada polinizadora”… Muito mais do que trazer novas experiências para apresentar, ouvir e se atualizar sobre ideias e ações que estão sendo desenvolvidas no mundo, é estar aberta, engajada e comprometida com a polinização de um novo olhar, novas atitudes, posicionamentos e ações no mundo.

Fui convidada a contribuir no Congresso de várias formas. Com a apresentação de dois trabalhos aparentemente diferentes, mas que tem em comum sua ênfase nos processos de desenvolvimento humano, sejam formais e/ou informais, que são minha paixão e expertise.

A primeira apresentação, cujo título foi INTEGRIDADE ADULTA – CUIDAR COM AMOR DAS NOSSAS CRENÇAS EMOCIONAIS NA PRIMEIRA INFÂNCIA [Veja o Resumo],  pude compartilhar a experiência de mais de 70 anos da minha linhagem familiar na educação. Filha e neta de educadoras, dedicamos nossas vidas a abrir e trilhar caminhos que levem à integridade adulta cuidando especialmente das vivências e processos de construção de crenças emocionais das crianças na primeira infância.

Em outro momento e área temática a segunda apresentação cujo título foi DANÇAS DA PAZ UNIVERSAL E DANÇAS CIRCULARES SAGRADAS – UMA EXPERIÊNCIA ANÍMICA DE PERTENCIMENTO, INTEGRIDADE E AUTOCONFIANÇA [Veja o Resumo], pude compartilhar minha trajetória como focalizadora das Danças Circulares e Mentora das Danças da Paz Universal, os processos e resultados que esta atividade proporciona, desenvolvidos em ambientes empresariais, educacionais, sociais, da área de saúda e grupos independentes autônomos.  Coordeno em Pinheiros, São Paulo um grupo regular semanal das danças há mais de 20 anos. A adaptabilidade de utilização das Danças Circulares em diversos ambientes, assim como a experiência instantânea de pertencimento e acolhimento, que invariavelmente geram integridade e autoconfiança, fazem desta prática uma valiosa ferramenta que muito têm contribuído para o desenvolvimento do ser humano em suas mais diversas atuações no mundo.

 

Durante o congresso fui convidada a realizar dois momentos com os participantes, a abertura da palestra Construindo uma escola Criativa da Profa Vera Lúcia de Sousa e Silva (Ecofor) e Profa Marlene Zwierewicz e uma atividade com todos os participantes do congresso de fechamento do dia.

 

 

 

Fiquei muito honrada, feliz  e satisfeita em  participar do Congresso. Pelo convite e possibilidade de apresentar os trabalhos e contribuir com a minha experiência, mas especialmente pelas pessoas, ideias, instituições e ações que pude conhecer e fazer conexões durante o período na Universidade.  Foi uma experiência muito gratificante que ampliou o meu “mapa mundi” e fomenta minha vontade, prazer e comprometimento de continuar realizando as danças em mais e mais oportunidades nos mais diversos ambientes. Que eu possa seguir contribuindo para a integridade, confiança e realização de cada um/a em direção ao melhor de si!

Seja benvind@! Vem pra roda dançar conosco!!

Vejam um pouco desta experiência inesquecível:

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code

Contato

Patrícia Tolentino

(11) 3064-6980

(11) 9 9341-2339 (WhatsApp / TIM)

Email

Siga-nos

Siga-nos

Copyright © 2018 Danças Circulares - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio