O que são as Danças da Paz Universal?

 

Danças da Paz Universal

As Danças da Paz Universal surgiram nos Estados Unidos no fim da década de 60, início da década de 70, criadas por Samuel Lewis, místico, Mestre Zen, Mestre Sufi, profundo conhecedor e estudioso das religiões, ativista de Paz, que abdicou de sua promissora carreira profissional como herdeiro de importante família americana para se dedicar ao misticismo e à espiritualidade, assuntos que o atraíam desde criança.

Samuel Lewis - criador das Danças da Paz Universal

Samuel Lewis tem como inspiração seus encontros, amizade e aprendizados com dois grandes mestres:

Hazrat Inayat Khan

 

Hazrat Inayat Khan, músico, filósofo e místico indiano que trouxe o Sufismo para o ocidente, e

 

 

 

Ruth St. Denis

 

Ruth St. Denis, bailarina, coreógrafa e pedagoga americana, precursora da dança contemporânea. Para ela a dança era um ritual e uma prática espiritual.

 

 

 

Samuel Lewis acreditava na dança como oração / prática espiritual em movimento.  Os caminhares meditativos também são parte integrante e complementar da sua proposta com as Danças da Paz Universal.

Baseada nas sílabas-semente de cada tradição espiritual do mundo, as Danças da Paz Universal são praticadas em círculo onde toda a comunidade – crianças, jovens, os mais maduros e os anciãos – dançam e cantam na língua nativa de cada tradição, como zoroastrismo, budismo, hinduísmo, cristianismo, sufismo, judaísmo, tradições nativas americanas, australianas e africanas, e da grande mãe, entre outras.

As sílabas-semente são cantadas e acompanhadas por instrumentos ao vivo e são passadas de geração a geração, através da oralidade e da experiência grupal.

A princípio as Danças da Paz Universal se davam em pequenos grupos e com uma coletânea de aproximadamente 50 danças de diversas tradições. Hoje, o movimento é representado e praticado em todos os continentes do planeta e tem um acervo de mais de 500 danças de diferentes culturas.

No Brasil, desde meados da década de 80, também vem se expandindo em parques, escolas, comunidades, empresas e grupos diversos com o intuito de promover maior consciência, harmonia e paz com alegria e leveza.  As Danças da Paz Universal atuam na transformação de dentro para fora e não de fora para dentro.

A grande chave das Danças da Paz Universal, como o próprio nome sugere, é a imediata consagração da Paz, no movimento e honrar e respeitar toda e qualquer forma de pensar, sentir e manifestar o amor através das mais diversas formas, religiões e ou filosofias.

Danças da Paz Universal

 

NO PRÓXIMO DIA 24 DE JUNHO, AS DANÇAS DA PAZ UNIVERSAL COMPLETAM 50 ANOS DE EXISTÊNCIA.
Centenas de círculos em todos os continentes do planeta estarão sintonizados neste dia de celebração! Que a semente se multiplique ainda mais!!
Venha celebrar conosco!

 

Danças Circulares e Danças da Paz Universal

Vale ressaltar a similaridade e irmandade das Danças da Paz Universal e das Danças Circulares Sagradas, criadas no mesmo momento histórico, onde no pós guerra muitas comunidades e novas possibilidades de organização social surgiram em diferentes partes do mundo.

Danças da Paz Universal

As Danças da Paz Universal nos Estados Unidos e as Danças Circulares Sagradas na Escócia, tem como base a alegria e a celebração e promovem uma  vivência de união e respeito a todos os povos e tradições.

No entanto, algumas particularidades podem também ser ressaltadas:  as Danças Circulares são feitas basicamente com músicas tocadas em aparelhos e as Danças da Paz Universal são feitas única e exclusivamente com música e canto ao vivo, ou seja, os participantes aprendem as silabas sementes sagradas e cantam juntos com acompanhamento de instrumentos musicais. Os instrumentos mais simples utilizados no Brasil são chocalho, tambor e violão. Ao redor do mundo outros instrumentos  são bastante utilizados como as flautas, harmonium, símbalos, etc.

Danças da Paz Universalo é necessário nenhum tipo de experiência prévia para participar das rodas de danças.  Fundamental é ter a disponibilidade de estar junto, se divertir com leveza e alegria e simplesmente entrar no fluxo da roda, se deixar ir no fluxo da vida!

Dar as mãos na roda independentemente da sua posição social, credo, cor, raça, profissão etc. Simplesmente SER quem se é, e dançarmos juntos, como uma grande mandala humana!

 

Venha  participar!! 

 

Sou Mentora das Danças da Paz Universal,  certificada pela International Network of Dances of Universal Peace e há mais de 20 anos trabalho e organizo eventos e formações em diversos estados do país e internacionalmente tanto das Danças Circulares como das Danças da Paz Universal. Nosso grupo regular semanal tem sede em Pinheiros, São Paulo.

Acredito profundamente e tenho comprovado o longo dos anos no poder da dança em grupo como caminho para transformação interna de cada um e do meio ao qual fazemos parte, como uma pedrinha que reverbera na água.

Sejamos protagonistas do nosso caminho de desenvolvimento e inspiração e ponte para todos que encontrarmos!

Seja  Benvind@ na roda!! Venha dançar conosco!

 

Danças da Paz Universal

 

E, nos dias 13 a 17/07/2018 estaremos em um Retiro das Danças da Paz Universal com Anahata Iradah e Patricia Tolentino em Aiuruoca, Minas Gerais. Inscreva-se já
ÚLTIMAS VAGAS!!!

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code

Contato

Patrícia Tolentino

(11) 3064-6980

(11) 9 9341-2339 (WhatsApp / TIM)

Email

Siga-nos

Siga-nos

Copyright © 2018 Danças Circulares - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio